O mundo das startups em Portugal

O hack da Equifax

Uma das maiores empresas de crédito dos Estados Unidos foi vitima da ação de hackers, tal ação resultou no comprometimento da informação de milhares de usuários.

O que é a Equifax

Trata-se de uma das três maiores empresas de gestão de crédito dos Estados Unidos. A empresa movimenta quantias impressivas de dinheiro e tal quantia está associada com milhares de usuários. A ação dos hacks provavelmente foi uma das falhas de segurança mais graves já ocorridas, levando em consideração o impacto que isso causou (Milhões de pessoas com informações pessoais expostas).

O que levou ao Hack?

Segundo a própria empresa, tudo aconteceu por causa de uma falha de segurança em um dos servidores da empresa. Aparentemente nem todo o investimento em segurança da informação feito pela a empresa foi o suficiente para inibir a ação dos hackers.

Qual o impacto desse hack?

Cerca de 143 milhões de pessoas tiveram suas informações pessoais comprometidas, o que faz do hack da Equitax um dos maiores de toda a história da informática.

Como se proteger contra hackers?

Há maneiras de evitar a maioria das situações de hacks e uma que eu agora pratico que é muito importante é configurar senhas de acesso. Sem ter definido senhas, qualquer pessoa que use seu computador pode acessar o que você tiver no login automático. Sempre desconecte da conta quando não estiver no seu computador.

É difícil manter-se atualizado com a última proteção ao usar o computador. Quando outros usuários têm acesso aos seus arquivos e programas, há uma forte possibilidade de que eles manipulem algo.

A configuração da sua capacidade de acesso como administrador também ajuda a protegê-lo de hackers. Vemos isso acontecer todos os dias nas notícias e nos jornais, o roubo de identidade é alto. Os hackers acessam facilmente números de cartões de crédito, bem como outras informações. Tão fácil quanto parece que os hackers acessem números de cartão de crédito, é tão fácil obter identidades de usuários quanto senhas.

Existem sites que se parecem com determinados sites que os usuários frequentemente usam, que são sites falsos. Você insere seu id e senha e dirá incorreto. Em seguida, insira outro id e senha e ele repete o mesmo. Por quê? trata-se de sites falsos.

Resumindo o que você pode fazer contra ataques de hackers: Defina senhas de acesso para o seu computador, não permita que terceiros acessem os seus arquivos, crie uma conta de administrador que só você tem acesso no seu computador e verifique que está acessando o site oficial (Exemplo: Facebook, Twitter, Yahoo).   

Partilhar:

Escrito por António Lopes

Antonio Lopes é um engenheiro de software que gosta de escrever sobre cloud e iot. Comecou a sua carreira profissional em Londres onde reside actualmente. Portista desde “Pequenino”.

Deixar comentário

O teu endereço de email não será publicado. Campos necessários estão marcados *