O mundo das startups em Portugal

Ethereum – um novo peso pesado?

O Bitcoin liderou o mundo das moedas digitais durante tanto tempo e, de forma tão dominante, que os termos cripto e Bitcoin costumam ser usados ​​indistintamente. No entanto, a verdade é que a moeda digital não se resume a apenas a Bitcoin. Existem inúmeras outras moedas criptográficas que fazem parte do mundo dos criptogramas. O objetivo deste artigo é educar nossos leitores sobre moedas digitais, além do Bitcoin, para oferecer uma ampla gama de opções para escolher – se eles pretenderem fazer cripto-investimentos.

O que é?

Ethereum é uma plataforma de software open source descentralizada. A moeda foi lançada em 2015 e permite que contratos inteligentes e aplicativos distribuídos sejam criados e executados sem qualquer tempo de inatividade. As aplicações na plataforma Ethereum requerem um token criptográfico específico – Ether. De acordo com os principais desenvolvedores do Ethereum, o token pode ser usado para negociar, garantir e descentralizar qualquer coisa. Ethereum experimentou um ataque em 2016, que viu dividir a moeda em duas partes: Ethereum e Ethereum Classic. Na corrida das principais criptografia, Ethereum é a segunda mais popular e está logo atrás do Bitcoin.

Ripple – Com uma capitalização de mercado de mais de mil milhões, Ripple é consideravelmente relevante. A moeda foi lançada em 2012 e oferece pagamentos instantâneos, seguros e de baixo custo. O registro de consenso da Ripple não requer mineração, uma característica que a torna diferente da Bitcoin e de outras principais moedas criptográficas. A falta de mineração reduz o poder de computação que, em última instância, minimiza a latência e torna as transações mais rápidas.

Zcash – Saiu no final de 2016. A moeda se define como: “se Bitcoin é como http do dinheiro, Zcash é https”. Zcash promete fornecer transparência, segurança e privacidade de transações. A moeda também oferece a opção de transação ‘blindada’ para que os usuários possam transferir dados na forma de código criptografado.

Dash – Dash é originalmente uma versão secreta do Bitcoin. Também é conhecido como ‘Darkcoin’ devido à sua natureza secreta. O Dash é popular por oferecer um anonimato expandido que permite que seus usuários tornem as transações impossíveis de rastrear. A moeda apareceu pela primeira vez na tela do mercado digital no ano de 2014. Desde então, experimentou um grande número de fãs em um curto período de tempo.

Conclusão

Embora o Bitcoin continue a liderar o grupo de criptografia, os rivais estão acelerando o ritmo. Moedas como Ethereum e Ripple superaram o Bitcoin em soluções empresariais e estão crescendo em popularidade a cada dia. Passando pela tendência, os outros criptos estão aqui para ficar e logo darão a Bitcoin um momento difícil para manter o seu estatuto.

Partilhar:

Escrito por Nuno Hora

Nuno Hora é um engenheiro de software que gosta de escrever sobre internet e tecnologia. Comecou a sua carreira profissional no Porto e pouco depois decidiu zarpar para Inglaterra onde reside actualmente. É adepto de web development e cryptocurrencies.

Deixar comentário

O teu endereço de email não será publicado. Campos necessários estão marcados *