O mundo das startups em Portugal

Hyperloop – O transporte do futuro

Neste artigo vamos falar sobre um dos projetos mais visionários já imaginado, um projeto de Elon Musk, mas antes disso, vamos falar um pouco sobre aquele que está por trás deste projeto. Elon Musk é um empreendedor que dentre outras coisas é conhecido como um dos fundadores do Paypal.

Elon acredita que como uma espécie em ascenção, devemos encontrar uma maneira de nos afastarmos dos combustíveis fósseis. Por isso ele investiu e criou a Tesla e a SolarCity, que avança no uso da energia solar. Ele acredita que devemos nos tornar uma espécie interplanetária para sobreviver se por chance algo aconteça com a Terra. Por isso criou a SpaceX para avançar nessa necessidade.

Uma grande parte dos sucessos de suas empresas é o fato de que ele é capaz de reunir algumas das melhores mentes nas respectivas indústrias devido à paixão de sua missão. Por que se juntar a Nasa quando você pode se juntar a uma empresa com uma missão de chegar a Marte? Por que se juntar a outra empresa de automóveis, quando você pode se juntar à empresa que está tentando redefinir o carro? Esses são alguns pontos que atraem mentes brilhantes para o mundo de Elon Musk.

O Hyperloop de Elon Musk

Elon Musk tem um projeto incrível – Hyperloop. Musk descreve isso como um “cruzamento entre um Concorde, uma arma ferroviária e uma mesa de ar hockey”. Teoricamente, a viagem do tubo Hyperloop usaria ímãs para levar passageiros a bordo de um trem subterrâneo de um destino para outro a velocidades incríveis. O tubo fechado permitiria que a cápsula se movesse sem resistência ao ar e muito pouca fricção. O tempo indicará se os avanços tecnológicos nos permitirão ver isso em nossa vida.

Se você ainda não entendeu, saiba que Elon Musk está falando de criar uma espécie de trem subterrâneo que conseguiria alcançar supervelocidades graças a baixa resistência que teria para se locomover.

O quão perto estamos da realização deste projeto?

Não podemos dizer ao certo, mas definitivamente é algo que Elon Musk quer levar a cabo, ou ao menos tentar enquanto vivo. No entanto, devemos lembrar que o sujeito já deixou claro que sua principal missão é transformar a raça humana em uma raça interplanetária.

A obsessão deste homem por estes projetos definitivamente são indicativos que os mesmos podem ser levados a cabo, ainda assim, como já mencionamos, apenas o tempo dirá.

Partilhar:

Escrito por António Lopes

Antonio Lopes é um engenheiro de software que gosta de escrever sobre cloud e iot. Comecou a sua carreira profissional em Londres onde reside actualmente. Portista desde “Pequenino”.

Deixar comentário

O teu endereço de email não será publicado. Campos necessários estão marcados *